Domingo, 17 Dezembro 2017

06 de Outubro - Dia do Prefeito

A data de 06 de Outubro serve para reconhecer a função desse ator social que chama para si o papel de unir o município no processo cooperativo de mudanças. O cargo de Prefeito faz parte do poder executivo, sendo responsável por administrar o município conforme as leis municipais.

Dentro da ordem constitucional, o prefeito tem o cargo de chefia da administração dos serviços públicos, equiparando-se aos demais chefes do poder executivo como Governadores e Presidentes, no âmbito local do município, tendo como fiscalizadores de suas atividades o poder legislativo representado pelos vereadores da câmara municipal.

Sendo assim o prefeito é responsável por administrar o município, em conforme às leis, dentro da ordem constitucional, chefiar a administração dos serviços públicos e o equilíbrio das contas da prefeitura.

Escolhido por eleição popular, realizada de quatro em quatro anos, o prefeito ganha o reconhecimento como representante da cidade, trabalha pelo desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negocia convênios, apresenta projetos de leis na Câmara Municipal, publica ou sanciona leis, além de representar legalmente o município.

A Câmara Municipal de Amontada, na figura de seu Presidente Francisco Xisto Filho e demais vereadores parabeniza ao atual prefeito de Amontada, Valdir Herbster Filho, pelo Dia do Prefeito.

Você está aqui: Home Notícias 06 de Outubro - Dia do Prefeito