Domingo, 17 Dezembro 2017

História do Município

Amontada é um município do estado brasileiro do Ceará. Localiza-se na microrregião de Itapipoca, na mesorregião do Norte Cearense. O município tem 39.232 habitantes (2010) e 1582 km².

Etimologia
O topônimo vem do tupi-guarani. Sua denominação original era São Bento da Amontada, depois São Bento da Ribeira do Aracatiaçu, São Bento e, desde 1963, Amontada.

História
O território de Amontada fazia parte das terras dos índios Tremembé e o povoamento remonta aos primórdios do século XVII, quando os jesuítas e os padres da ordem de São Pedro davam os passos iniciais em prol da catequese dos Tremembé.

Na época da implantação da pecuária no Ceará (início do século XVIII), os portugueses tinham esta localidade como um local de repouso para os vaqueiros que vinham da serra de Uruburetama, nas margens do rio Aracatiaçu.

Clima
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 1000 mm[7] com chuvas concentradas de janeiro a maio.

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Aracatiaçu, bem como o rio Aracatimirim. Outras fontes de expressão são as lagoas do Torto e da Sabiaguaba.

Relevo e solos
Região costeira (Areias Quartzosas Álicas, Areias Quartzosas Distróficas, Areias Quartzosas Eutróficas, Areias Quartzosas Marinhas Distróficas e Podzólico Vermelho Amarelo Eutrófico). Não possui grandes elevações.

Vegetação
A maior parte do território é coberto pela caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximo ao litoral. Apresenta também regiões de caatinga arbórea e mangue próximo à foz do rio Aracatiaçu.

Subdivisão
O município tem dez distritos: Amontada (sede), Aracatiara, Garças, Icaraí, Lagoa Grande, Moitas, Mosquito, Nascente, Poço Comprido e Sabiaguaba.

Localidades
Distrito de Garças: Garças, Cabatã, Almas, Tauá da Ribeira, Gavião, Lagoa de Santana, Jardim, Melancias.

Distrito de Mosquito: Mosquito, Mirinduba, Tauá da Praia, Miranda.

Economia
A economia local é baseada na agricultura: algodão, caju, feijão, e na pecuária: bovinos e avícola.

O turismo é também uma fonte de renda deste município, que conta com belas praias, hoje repletas de pousadas e com presença forte de turistas, principalmente na época dos ventos, onde são praticado esportes aquáticos. São elas: Icaraí de Amontada, Moitas e Caetano.

Os principais eventos culturais são:
Regata de Canoas na Praia de Caetano, sempre após o Réveillon da praia, no dia 1º de janeiro
Regata de Canoas de Icaraí, sempre na segunda quinzena de novembro na Icaraí de Amontada
Festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, de 29 de novembro a 8 de dezembro
Paixão de Cristo na Sexta-Feira da Paixão.
Em 27 de Dezembro de 2008 foi lançado o filme "De mãos Vazias. Os dois caminhos", do diretor de cinema amador Wendell Barros Silva. O trailer do filme é facilmente encontrado no Youtube.

A administração municipal localiza-se na sede, Amontada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amontada

Você está aqui: Home Institucional História do Município